Quem Não Tem Renda, Vai de Laise!


Olá, Rendeiras!

Após uma parada técnica de dois anos, volto para falar de um assunto que eu adoro: RENDAS e BORDADOS.

A proposta da renda, como tendência, está a toda neste inverno. E não se contentou com tanta força. Para o Verão 2012, a tendência deste tecido delicado e singelo virá completamente anabolizado. Em Nova York e Paris, as rendas tomaram conta das vitrines, deixando o visual bem romântico para os dias quentes de verão.

A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, formando desenhos variados através do entrelaçamento de fios.
Dias atrás, conversando com uma Rendeira muito querida, descobrimos um inimigo deste tecido tão almejado ultimamente: relógios, anéis, pulseiras e bolsas. Em apenas uma hora, o vestido de renda chantilly comprado em Paris pela Rendeira Malu parecia ter sido atacado por um gato selvagem. Foi perda total. O trauma foi tão grande que renda, na vida de Malu, nunca mais.


Lindo vestido de renda da Blumarine para o Verão 2012

Rendeira Malu, quem não tem renda, vai de laise.

A laise é um tecido, na maioria das vezes, de cambraia de algodão. Estes tecidos apresentam bordados que formam desenhos vazados muito delicados na forma de flores, arabescos, figuras geométricas e o que mais o designer têxtil inventar.



Vestido de laise inglês, do período Eduardiano (1910), encontrado no Bustledress, e foi inspiração para o vestido de laise abaixo

Claro que não estou desmerecendo a renda em favor da laise. De jeito nenhum. Até porque a renda é um tecido que veste reis e rainhas, príncipes e princesas, desde a Idade Média (no século 14, surgiram centros de fabricação de renda, principalmente na França, Bélgica, Itália e Inglaterra ), quando os Cruzados traziam seda do Oriente e traficavam bichos da seda. Apenas quero mostrar como a laise também pode fazer a diferença, sem ser numa roupinha pagão, ou camisola, ou fronhas e lençóis.

Eis, aqui, 2 vestidinhos com detalhes muito parecidos. Porém um é de renda e outro de laise.Este eu comprei na Macy’s, em Nova York. Renda 60% algodão/ 40% viscose, forro Malha 100% algodão.



Este vestido de laise eu fiz com tecido garimpado em uma lojinha muito pequena no Sul de Minas Gerais. Laise de Cambraia 100% algodão, forro de Cambraia 100% algodão.



Malu gostou e seqüestrou o vestido de laise. Além disso, é muito legal brincar com este tecido. Que tal usar um forro com uma coloração mais chamativa? Como a laise não é tão vazada quanto a renda, pequenos pontos coloridos aparecem pelos buraquinhos do tecido, dando um toque especial à roupa. Basta usar a imaginação e o bom gosto que toda Rendeira tem.






Sejam bem vindas, Rendeiras!

Leia mais!

Read Comments