A Belle Époque de Jane Austen


Sábado, 30 de maio, eu e a Modalogia fomos à exposição de YSL, no CCBB. Muito bom, mas a fila que enfrentamos foi um tédio. No meio do marasmo, rolou uma brincadeira: Quem você gostaria que fosse sua madrinha? Com respostas de Madonna à Chanel, escolhi Jane Austen, a romancista britânica cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, falando do cotidiano das pessoas e criticando a sociedade do interior da Inglaterra, principalmente no caso dos casamentos por interesse. Ou seja, na Inglaterra Vitoriana, pobre e rico, nem pensar.
EU AMO JANE AUSTEN. Mas não de uma forma saudável. Com loucura mesmo. Além disso, tenho completo fascínio pela Época Vitoriana, pela Belle Époque, pela Inglaterra do séc. XIX. Na verdade, esta paixão arrebatadora começou com o livro Orgulho e Preconceito de Jane, e se consolidou com a minissérie exibida pela BBC de Londres, de 1995. O livro estava ali, na tela da televisão. E quem fez o papel de Fitzwilliam Darcy, o aristocrata esnobe, milionário e de nariz empinado, mas que se revelou um bom moço e terminou por casar-se, completamente apaixonado, com a mocinha classe média (ou seja, POBRE) e topetuda Elizabeth Bennet, foi ninguém menos que Collin Firth, o par bonzinho de Bridget Jones.
Rendeiras, quero compartilhar com vocês o casamento ideal de Jane Austen: por amor.



O único retrato conhecido de Jane Austen é uma aquarela feita por sua inseparável irmã Cassandra, que se encontra agora na National Gallery em Londres, Inglaterra. Por isso, resolvi reproduzir a minha Jane Austen. Pensei num vestido com um palmo abaixo do joelho, de padronagem xadrez (por que não? A mulher era inglesa, não era?), com saia e manga sino e decote império transpassado. E, claro, um bom babado. Com um tecido quadriculado de tricoline100% algodão, está prontinha a minha querida Jane.

Read Comments

1 comentários:

Adriana Sales Zardini disse...

Que lindo esse vestido! usaria com prazer!!
Adorei seu blog! A idéia de homenagear a Janefoi fantástica!

Postar um comentário