O Moleton de Norma Kamali


Norma Kamali é uma estilista novaiorquina que se formou em 1964, no Fashion Institute of Technology e, em 1967, já era dona de uma boutique, onde vendia suas criações. Em 1978, fundou a empresa On My Own (OMO), que não tinha a intenção de oferecer o que havia no mercado, mas vender produtos com criatividade, como casacos de nylon de pára-quedas, que passaram a ser copiados no mundo inteiro.

Vestido Norma Kamali, em nylon de pára-quedas, 1975, leiloado pela Christie's

Ainda no final da década de 70, começou a mexer com um tecido que todos deixavam em segundo plano. Kamali começou a fazer roupas de moleton para o dia a dia, criando uma roupa confortável e com modelagem e design mais atual para a época, obtendo um sucesso instantâneo e internacional.
Kamali fez parte da história da moda,nas décadas de 70 e 80, transformando o moleton cinza com capuz, que já existia desde a década de 30 e que era usado para esquentar os trabalhadores de frigoríficos de Nova York e, mais tarde, usado como uniforme de academias de ginástica, em peças com design, estilo e personalidade.


Após 28 anos, em 2008, Norma Kamali fez novamente seu nome ecoar de uma forma que ninguém esperava: nos noticiários americanos, em anúncios da rede de supermercados Wal-Mart. Ela fez uma coleção com peças de moleton, dando seu nome e que foram vendidos a preços baixíssimos nestes mercados. Após filas homéricas, a coleção se esgotou em 1 semana, afinal, as peças estavam lindíssimas.


Isto me fez lembrar da coleção de inverno da Osklen para este inverno de 2009, cuja base foi o moleton, mas, como Kamali, o tecido foi visto de forma nobre e chique. Rendeiras, aproveitem as liquidações deste inverno que já começou. Afinal, estas peças de moleton da Osklen são bem atemporais e estarão com tudo mesmo daqui a 10 anos.



Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário