A História do Desenho Têxtil no Mulhouse


Em 1833, fabricantes têxteis franceses formaram uma sociedade industrial conhecida como "Societé Industrielle". Nesta sociedade, decidiram arquivar os desenhos que eles produziam, além de ilustrações de outros países. Ou seja, criaram a primeira coleção de tecidos impressos do mundo. O objetivo original desta coleção de estampas era inspirar artistas e desenhistas da época, estimulando a criação de novos modelos e diferentes estilos.

Sudeste da Índia, fim do século XIX, seda

Em 1880, para alojar uma parte das coleções, criou-se o Museu de Impressão ou Mulhouse. Hoje, o Museu comporta mais de 3 milhões de amostras de ilustrações, além de 50.000 amostras têxteis que contam a história do desenho, do século XVIII ao XXI.

Nantes, 1790, algodão

Eis a missão do Museu: “Conservar a história e a prática de tecidos impressos e compartilhar todas as suas aquisições com o máximo de interessados”.

Koechlin & Cie, 1866, desenho de moda

O Museu ainda oferece serviços variados ao público, como exposições, publicações, manifestações de técnicas de impressão à máquina, oficinas criativas para crianças e adultos, além de visitas guiadas em alemão, inglês, francês ou italiano.
Rendeiras, de 13 de Novembro de 2009 a 16 de Outubro de 2010, acontecerá a exposição Dream of Cashmere, Cashmeres of Dream, apresentando desenhos impressos, de épocas variadas e em diferentes tecidos, coletados por Christian Lacroix.
O Museu já disponibilizou algumas amostras no site. Sinceramente, são estampas para reis e rainhas, tamanha a riqueza dos detalhes. Vale a pena dar uma conferida no site todo.

Ilustração de Christian Lacroix

Musée de l'Impression sur Etoffes 14, rue Jean-Jacques Henner - BP 1468 – 68072, MULHOUSE
Tél : 33 (0)3 89 46 83 00 - Fax : 03 89 46 83 10 E-mail : accueil@musee-impression.com


Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário