A Riqueza do Trabalho Indiano

A origem da estamparia na Índia é datada de 2000 anos antes do nascimento de Cristo. De geração em geração, os artesãos indianos têm transmitido os segredos da estamparia aos seus descendentes, não deixando a arte ser esquecida. E assim, as exóticas estampas indianas começaram a chegar à Europa, por volta do séc XVII, graças à Companhia das Índias, revolucionando a estamparia do Ocidente.
Não tenho vergonha de dizer que adoro assistir novela. Sou noveleira com gosto. E, para ser mais sincera, adoro Caminho das Índias. E mais sincera ainda, acho os saris lindíssimos. Não pelo modo de vestir aqueles 6 metros de pano enrolado no corpo, mas pelo tecido, pela padronagem, pelo bordado, pelas cores. Adoraria fazer um vestido ou uma blusa com um sari. Cortaria sem pena nenhuma. E vamos combinar que os indianos conseguem harmonizar as cores mais absurdas já vistas.
Há um site chamado Indianatirre que vende as padronagens mais sofisticadas de sari, salwar (conjunto de bata e calça) e choli (top que fica por baixo do sari). As pinturas são feitas à mão livre e os desenhos são bordados. Um trabalho magnífico que merece ser admirado.




Ainda sobre trabalhos indianos, o site Exoticindia Art é um verdadeiro mercado indiano. Tem de tudo: jóias (lindíssimas, exageradas e de ouro puro), sedas, livros, esculturas e pinturas. Estas, aliás, são ótimas. São motivos indianos, impressos em tecidos, tapetes e papéis.
Rendeiras, o trabalho artistico indiano é de uma beleza descomunal.

Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário