As Estampas Vanguardistas da Marimekko


Rendeiras, adoro sites de estamparias e tecidos. Estas páginas dão ótimas idéias para scrapbooks, ilustração de estampas, colagens,... Já produzi vários convites e estampas de camisetas a partir de desenhos encontrados nestes sites.

Pois aqui vai mais um. Em 1949, a Marimekko, uma empresa finlandesa de estamparia, foi criada por Viljo Ratia a partir de uma companhia de impressão em tecidos chamada Printex. Sua esposa Armi Ratia, vanguardista e super animada com a empresa, contratou artistas jovens e criativos para projetarem estampas coloridas, modeladas e diferentes do que se encontravam na época.

Mas Armi não queria apenas vender tecidos. Contratou uma estilista e, em 1951, lançou a primeira coleção de roupas da Marimekko, e não parou mais.

60 anos depois, A Marimekko possui 23 lojas na Finlândia e filiais em Estocolmo, Suécia, Frankfurt e Londres. Além disso, ainda oferece acessórios e produtos de decoração de interiores cheios de design e estilo.

Rendeiras, até a Avon já entrou nas estampas da Marimekko, adotando as ilustrações do estilista Unikko. Não se lembram do blush e do rímel? Pois saibam que além de estampas destas maquiagens, já foram também as padronagens de cortinas para banheiro, capa de livro, pintura de fusquinha, capa de almofada, estampas para a rede H&M, entre outros produtos. Isto que é reaproveitamento...


marimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekkomarimekko

Leia mais!

Read Comments

Reaproveitamento: Aposte nas Tendências Duradouras


As estações de primavera e verão estão para chegar e, quando se trata de moda, eu logo penso no que vai continuar no meu armário das coleções passadas. Não consigo me desfazer de peças antigas. Mesmo quando já detonadas, busco uma forma de reciclá-las.

Nesta época de crise em que vivemos, tento não jogar nada fora, reaproveitar o que me agrada e reformar o que precisa de um UP.

Por isso, na estação mais quente do ano, se preciso comprar algo, procuro escolher materiais, estampas e texturas que servirão para a estação do ano seguinte, ou quem sabe dos próximos anos. Há tendências que já são fichinhas carimbadas em todo verão.

Rendeiras, eis aqui algumas das minhas escolhas que daqui a alguns anos ainda poderão ser encontradas no meu guarda-roupa, cheias de estilo e que, provavelmente, estarei usando e abusando, feliz da vida.

  • Natureza: Cor e textura da palha


  • Camisa Social Branca

  • Estampa Floral


  • Vestidos Curtos

  • Casacos Esportivos

  • Vestido Coquetel preto para noite

  • Cardigã Colorido

  • Uma pitada Country

  • Estampa Xadrez (lindo quando harmonizada com estampa listrada)

  • Tons terrosos para maquiagem (funciona em qualquer estação, em qualquer situação)


Leia mais!

Read Comments

A História do Desenho Têxtil no Mulhouse


Em 1833, fabricantes têxteis franceses formaram uma sociedade industrial conhecida como "Societé Industrielle". Nesta sociedade, decidiram arquivar os desenhos que eles produziam, além de ilustrações de outros países. Ou seja, criaram a primeira coleção de tecidos impressos do mundo. O objetivo original desta coleção de estampas era inspirar artistas e desenhistas da época, estimulando a criação de novos modelos e diferentes estilos.

Sudeste da Índia, fim do século XIX, seda

Em 1880, para alojar uma parte das coleções, criou-se o Museu de Impressão ou Mulhouse. Hoje, o Museu comporta mais de 3 milhões de amostras de ilustrações, além de 50.000 amostras têxteis que contam a história do desenho, do século XVIII ao XXI.

Nantes, 1790, algodão

Eis a missão do Museu: “Conservar a história e a prática de tecidos impressos e compartilhar todas as suas aquisições com o máximo de interessados”.

Koechlin & Cie, 1866, desenho de moda

O Museu ainda oferece serviços variados ao público, como exposições, publicações, manifestações de técnicas de impressão à máquina, oficinas criativas para crianças e adultos, além de visitas guiadas em alemão, inglês, francês ou italiano.
Rendeiras, de 13 de Novembro de 2009 a 16 de Outubro de 2010, acontecerá a exposição Dream of Cashmere, Cashmeres of Dream, apresentando desenhos impressos, de épocas variadas e em diferentes tecidos, coletados por Christian Lacroix.
O Museu já disponibilizou algumas amostras no site. Sinceramente, são estampas para reis e rainhas, tamanha a riqueza dos detalhes. Vale a pena dar uma conferida no site todo.

Ilustração de Christian Lacroix

Musée de l'Impression sur Etoffes 14, rue Jean-Jacques Henner - BP 1468 – 68072, MULHOUSE
Tél : 33 (0)3 89 46 83 00 - Fax : 03 89 46 83 10 E-mail : accueil@musee-impression.com



Leia mais!

Read Comments

O Jeans e suas Tendências


O jeans, todo mundo sabe, é um ícone fashion que está no mercado de moda há muito tempo. Foi pensando nisso que em 2005, a empresa Style WF, Consultoria e Comunicação de Moda, criou o Portal Guia Jeanswear, com o objetivo de guiar empresas e profissionais brasileiros em um caminho tão competitivo, mantendo sempre o mercado atualizado com endereços de fornecedores, eventos, feiras, lançamentos, desfiles, novidades do segmento e curiosidades sobre o mercado de moda.

Com uma equipe especializada no assunto, o Guia, atualmente, é reconhecido no Brasil e no mundo, sendo convidado a participar de importantes eventos do mundo jeanswear. O site ainda vem gerando grandes negócios entre empresas e profissionais da área, influenciando e colaborando para o crescimento do mercado jeanswear.


Rendeiras, o site ainda fornece sugestões de lavagens de jeans que serão tendências para a próxima estação e desenvolvimento de coleções de jeanswear, com detalhes minuciosos. Adoro este site, afinal, o jeans é uma peça coringa em qualquer guarda-roupa.


Leia mais!

Read Comments

As bonecas de Debra Rodman


Debra Rodman é nova-iorquina e uma espécie de estilista global. Sua visão seleta sobre desenhos de estampas e moda foi moldada em viagens de estudos pelas cidades que a estilista considera as maiores do mundo, quando se fala de moda: Rio de Janeiro, Paris, Milão, Tóquio, Hong Kong, Genebra, Londres, Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco.


Rodman passou a juventude escrevendo poesias. Hoje, estas poesias são transformadas em peças do vestuário. As silhuetas e tecidos transformam mulheres em bonecas, realçando a feminilidade e conferindo uma certa brejeirice a estas mulheres.


Eu, particularmente, adoro Debra Rodman. Suas coleções podem ser encontradas em seu site, que indica em quais lojas de Nova Iorque e de outras cidades americanas estão sendo vendidas suas peças. Entretanto, suas coleções pararam de ser postadas em 2007, infelizmente. Mas as peças que lá se encontram são de um encantamento sem fim.


Rendeiras, vale a pena conferir estes vestidinhos lindíssimos que fazem sucesso em qualquer lugar do mundo. Aliás, quem resolver sair à cata da estilista pela internet, vai encontrar coleções mais recentes. Portanto, boa caçada.



Leia mais!

Read Comments