A Beleza do Tie-Dye


Tie-dye é uma técnica de pintura milenar que significa amarrar e tingir tecidos, produzindo sempre um efeito inesperado. Outros procedimentos foram introduzidos nesse tipo de tingimento, resultando no efeito tie-dye com manchas coloridas.

Esse processo pode ser feito em blusas, saias, vestidos, fronhas, lençóis, cortinas, enfim, qualquer tecido que possa ser colorido. No varejo, há 2 tipos de corantes: o que tinge algodão, linho, viscose, rami ou juta, e outro que colore nylon, poliamida, lã, lycra e sedas.

Mesmo utilizando o corante ideal para o tipo de fibras específica, é sempre bom fazer um teste.

Eis um passo-a-passo do método tie-dye de tingimento:

--Material--

*01 panela onde caiba, com sobras, o tecido a ser tingido
*Corante para o tecido específico
*01 colher de pau
*01 tesoura
*01 rolo ou pedaços de barbante ou elásticos
*01 coador
*Fixador para corante da mesma marca do corante usado
*Água suficiente para cobrir o tecido
*Tecido a ser tingido


--Passos--

1. Adicione o corante em uma panela de água fervente suficiente para cobrir o tecido.

2. Mexa bem com uma colher de pau até o corante ser totalmente dissolvido. Logo após dissolver, eu prefiro coar o líquido para retirar eventuais cristais de corante que possam ter ficado no fundo da panela e, assim, não manchar o tecido.

3. O tecido é bem amarrado ainda seco e, depois, umidificado.

4. Coloque dentro da panela o tecido ainda úmido e amarrado.

5. Mexa com a colher de pau por ½ hora.

6. Após tingir, retire o excesso de tinta com água corrente e corte os barbantes.

7. Enxágüe o tecido até que ele não solte mais tinta.


--Fixação--

Dissolva o fixador em uma panela com água suficiente para cobrir o tecido. Mergulhe o tecido, ainda úmido, e mexa por 20 minutos. Depois, lavar em água corrente.


--Secagem--

Deixe secar à sombra ou na secadora por aproximadamente 12 horas.


--Como ocorre o efeito tie-dye--

O tingimento será menor na parte em que for torcido e amarrado.
Quanto mais torcer e prender o tecido com barbante, menos área será atingida.


--Alguns Efeitos Legais--



* Círculos abstratos: Você deve planejar em qual lugar do tecido vão se situar os círculos sem a cor. Pegue o tecido no meio de onde você quer que os círculos apareçam. Segure o tecido no ponto desejado e deixe o restante solto, caído. Torça e amarre somente os trechos do tecido que não serão tingidos.



* Em listras: Torça levemente o tecido e amarre com barbante, dando várias voltas em alguns trechos.



* Amassado: Amasse bem o tecido, juntando-o bastante. Forme uma “bola” com o tecido. Amarre com barbante ou elástico, apertando bem a “bola” de tecido, cruzando este amarrado por vários pontos.



* Degradê: Esta palavra significa mudança de tom de uma cor, clareando ou escurecendo. O tempo que o tecido ficar dentro do corante definirá o tom da cor. Quanto mais tempo no corante, mais escuro será o tom da cor. Eu coloco uma parte do tecido por 25 minutos e mexo bem pouquinho (só uma marolinha), para não respingar no tecido que está fora do corante. Desço mais um pouco de tecido, mergulhando no corante, por 1 minuto. Depois, deixo o último tom apenas alguns segundos (10 segundos). O tecido fica com 3 tons em uma única cor.

Rendeiras, vejam estes lindos trabalhos em tie dye:


Eis os vídeos das amarrações quadradinho e espiral. Estas amarrações são as mais vistas no comércio. Aliás, há vários vídeos da Expert Village com diversos tipos de amarrações, apresentados por um maluco beleza com gorro esquisito, no You Tube. Agora é só se divertir.

Quadradinhos:



Espiral:




Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário