O Origami na Moda


Origami é a arte japonesa de dobrar papéis. Ori vem do verbo "oru" que significa dobrar e gami vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".

Segundo Carlos Genova, autor do livro Origami – Dobras, Contas e Encantos, da Editora Escrituras, a origem do origami é desconhecida, mas parece que surgiu na China. No entanto, foram os japoneses que impulsionaram o cultivo desta prática e, hoje, é considerado um patrimônio de sua cultura. Monges budistas coreanos teriam levado o segredo da fabricação do papel, da China para o Japão.

Na Europa, há uma tradição de dobrar papéis, enxergando no origami um valor pedagógico. As figuras montadas através das dobraduras são mais populares, como galinhas, pássaros, corações, avião, cisnes,...

O origami também está presente na nossa vida cotidiana, seja dobrando uma camisa que será guardada na gaveta, nas embalagens de hambúrgueres e batatas fritas dos fast foods, embalando um presente, e até na moda, definindo tendências e estilos.

Rendeiras, vejam estes estilosos trabalhos em origami:


Estes brincos em origami impermeabilizado são de uma artista fantástica chamada Nathália Miwa Itai. Seu trabalho pode ser contactado no site http://www.brincosdeorigami.com.br/ , pelo e-mail nathaliaitai@yahoo.com.br , na feira do bairro da Liberdade, em São Paulo, e também pelo telefone 55(11) 3275-1056.

Priscilla Darolt, SPFW, Verão 2008

Erika Ikezili, SPFW, Verão 2007

Detalhe de uma jaqueta feminina vintage, em seda estampada, China (Hong Kong), 1950-1960. La Indumentária Tradicional em Detalle, Editora GGmoda.

Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário