Nas Formas do Art Nouveau


Art Nouveau foi um estilo estético de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento Arts & Crafts e teve grande destaque durante a Belle Époque, na segunda metade do século XIX e início do século XX.

O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobiliário seguindo o estilo. Caracteriza-se pelas formas e estruturas orgânicas, escapismo para a natureza e valorização do trabalho artesanal.

Historic Style é uma companhia canadense especializada em designs, papéis de parede, tecidos, telhas e ladrilhos com referências ao Art Nouveau.

Estabelecido em 1989, a companhia foi iniciada por dois consultores com especialização em museus e sítios históricos, tanto no Canadá, como nos Estados Unidos e Inglaterra. Desde então, a companhia cresceu e se tornou um fornecedor principal de papéis de parede e tecidos baseados nos desenhos de William Morris.


William Morris (1834-1896) nasceu em Essex, Inglaterra. Era pintor, escritor de poesia e ficção e foi o fundador do movimento Arts & Crafts que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa, na segunda metade do século XIX, que para ele era de profundo mau gosto, de desumanização progressiva das condições de trabalho e previa um futuro de poluição ambiental.
Também foi o fundador do movimento socialista na Inglaterra. Seu ideal era que pessoas comuns pudessem ter acesso a objetos belos, únicos e com preços acessíveis. Pensava que a arte não deveria ser um privilégio de uma minoria óbvia. Porém, seu desejo não foi realizado, pois, na vida real, a arte e criação de objetos eram extremamente caros.

Tecido com design de William Morris


Papel de parede com design de William Morris


Ilustração de William Morris

A Historic Style não vende produtos originais da época, mas baseados no Art Nouveau da época vitoriana. Rendeiras, adoro este site, pois ele me dá figuras Art Nouveau de tamanho grande e com ótima resolução. Uso bastante quando estou elaborando uma estampa nova, principalmente o plano de fundo do desenho.

Eis uma estampa para capa de um livro que eu fiz para uma amiga rendeira, utilizando as figuras do Historic Style:


Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário