A História da Moda no Vintage Textile


Sou fascinada por roupas vintage. Principalmente das épocas Vitoriana e Eduardiana, ou seja, Inglaterra no fim do século XIX e no início do século XX. A nação inglesa, entre estes períodos, encontrava-se em franco desenvolvimento político-econômico e expandia-se em colonizações, vivendo a euforia provocada por este crescimento. A Grã-Bretanha se apresentava como uma dama virtuosa, polida, puritana e autoconfiante.

No filme Pride and Prejudice, baseado no maravilhoso livro da romancista inglesa Jane Auten, me fascinou o cuidado com o figurino da época Vitoriana, sendo que algumas peças usadas pelas irmãs Bennet eram originais da época. Quando fiz minha coleção As Meninas de Jane Austen – Uma Coleção para Meninas de 6 Anos, assisti 5 vezes a este filme. Não queria perder nenhum detalhe.

Há 3 anos encontrei um site maravilhoso que vende peças vintage, como acessórios, jóias, roupas, tecidos, toalhas de mesa, etc., que vão do período Vitoriano à década de 80.

O Vintage Textile, para mim, é uma aula de História da Moda. O site fornece informações de tecidos, modelagens, peças datadas, cores e estamparias de cada época. O Vintage Textile me ajudou muito nos tempos da Faculdade de Moda e, hoje, sempre que faço uma releitura, recorro ao site para encontrar uma pence diferente ou um decote marcante de alguma época. Ou seja, Vintage Textile é uma fonte de inspiração!

Rendeiras, vale a pena dissecar o Vintage Textile e clicar em cada janela do site. As peças da década de 20, 60 e 70 são de babar ...




Vestido de cintura baixa com enfeite de canutilhos de vidro, 1925. Feito em crepe de seda, na cor marfim, com uma larga borda de bainha de veludo de seda preto. A saia é densamente decorada com canutilhos de vidro na cor preta em um desenho decorativo com motivo persa. O modelo enfeitado fortemente com uma imensa quantidade de canutilhos está em oposição aos motivos delicados, femininos e florais nos ombros, criando uma tensão estética quase hipnótica que mantém o olho do espectador.



Casaco mini de Oscar de la Renta, 1965. Formado de um tecido corajosamente padronizado de seda e lurex, o casaco apresenta um desenho geométrico almofadado que parece acolchoado de longe. O motivo com 4 cores bem animadas, permanece fresco e eterno. A linha A e o estilo mini dos anos 1960, é bem característico da década. A explosão de cor e a modelagem é, por si mesmo, a moda dos anos 60.



Vestido de fitas de organza de seda, 1970. Com um estilo tão simples e totalmente artesanal, o próprio tecido cria o desenho. O vestido é leve, feito de faixas de organza atadas com nó, em um modelo ondulante que forma uma bainha denteada. Elástico como um trabalho de malha, o desenho parece com um suéter tricotado e sem costuras. Criou-se uma modelagem inacreditavelmente sexy que se parece com uma segunda pele.

Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário