Pérolas na Moda: das Passarelas para o Inverno 2009


Pérolas na Moda: das Passarelas para o Inverno 2009

A pérola é um material orgânico duro e esférico produzido por moluscos, como as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalheria.

As pérolas podem ser translúcidas ou opacas, de coloração branca, rosada, vários tons de creme, dourada, esverdeada, azulada ou negra e são compostas de carbonato de cálcio (84 a 92%), material orgânico (4 a 13%) e água (3 a 4%). Por isso, o cuidado com as pérolas deve ser bem zeloso, pois podem reagir com determinadas sustâncias.

Elas têm que ser armazenadas separadamente das outras peças e melhor seria se fossem envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes pois tiram o brilho das pérolas.

O fascínio pelas pérolas existe desde a Antigüidade. Estas eram recolhidas manualmente. A pessoa mergulhava e apanhava as ostras, verificando, depois, se estas continham ou não pérolas. Era um trabalho prolongado já que em uma grande quantidade de ostras, apenas uma quantidade muito pequena possuía uma pérola de qualidade e que podia ser comercializada a um preço elevado. Geralmente, o tamanho, o brilho, a forma e a qualidade de sua superfície determinam o valor da pérola.

O resgate do uso das pérolas na moda veio na década de 20, com a estilista Coco Chanel.

Mademoiselle Chanel

A década de 50 foi a popularização do seu sucesso. Mulheres que eram referências de beleza, moda, elegância e comportamento da época, como Audrey Hepburn, Grace Kelly e Jackie Kennedy, desfilavam lindamente com suas pérolas e faziam o mundo desejá-las.

Audrey Hepburn


Grace Kelly


Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis

Hoje, as clássicas pérolas, verdadeiras ou falsas, viraram itens indispensáveis em produções para lá de moderninhas. Elas estão na moda neste inverno 2009. E, inegavelmente, é uma tendência que se estenderá ao verão 2010, como foi visto em muitos desfiles deste Fashion Rio e SPFW.

Michelle Obama e Agyness Deyn


Iódice, SPFW, Verão 2010, colar de pérolas; Cantão, Fashion Rio, Verão 2010, Rede de cabelo bordado com pérolas (lindo!); Louis Vuitton, Fall 2009-2010, bolsa de mão com aplicação de pérolas.

Este conjunto de pérolas pertenceu à minha madrinha e tia de minha mãe, e foi dado de presente a ela pelo meu padrinho, na década de 40. Mais tarde, passou para minha mãe e, agora, é meu!!! É um conjunto bem clássico de pérolas e fecho Art Déco de platina. Juntei uma bijoux mais moderninha e voilá. De 1940 para 2009.



Rendeiras, libertem as pérolas de suas caixinhas e as levem para passear, pois elas estão fazendo o maior sucesso neste inverno.

Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário