Macacão: Uma Grande Tendência do Verão 2010


O macacão é uma peça inteira formada por calça e blusa. Sua origem nos remete ao século XIX, quando apenas homens o usavam como uniforme, principalmente nas minas de carvão norte-americanas. O primeiro modelo surgiu pelas mãos de Levi Strauss, "inventor" da calça jeans, que só viria depois.

E nem pensem que é roupa de mecânico. Nos anos 30, com a quebra da bolsa de 1929 que resultou em uma imensa crise mundial, muitas mulheres passaram a trabalhar em fábricas, precisaram vestir o macacão como uniforme e acabaram tornando-o uma roupa comum, para ser usada a qualquer hora.


Porém o macacão deixou de ser um uniforme para quem fazia trabalho braçal e passou a ser considerado uma peça cheia de glamour, nas décadas de 70 e 80, com a onda Disco.



Hoje, muito mais estiloso e versátil, de diversos tecidos e modelos, o macacão é a grande tendência para o verão 2010, como mostraram os desfiles da maioria das grifes no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, em junho. Ele apareceu repaginado, com calça oversized, ou sarouel, blusa tomara que caia, ou de um ombro só, ou com alcinhas, ... ouseja, uma gama enorme de diferentes modelagens.

Aliás, esta peça-chave do guarda-roupa também é uma grande tendência para este inverno de 2009 que nos encontramos e que está se estendendo para a próxima estação. Rendeiras, eis alguns exemplos de macacões bem bacanas para nos inspirarmos, enquanto o verão 2010 não chega.

Cantão, Fashion Rio, Verão 2010


Maria Bonita, São Paulo Fashion Week, Verão 2010


Mara Mac, Fashion Rio, Verão 2010


Huis Clos, São Paulo Fashion Week, Verão 2010

Rendeiras, Estes são meus objetos de desejo para o próximo verão:

Maria Bonita Extra, Fashion Rio, Verão 2010


Cantão, Fashion Rio, Verão 2010


Sta. Ephigênia, Fashion Rio, Verão 2010

Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário